Hélio Costa destaca TV Digital brasileira como modelo para Mercosul

Na abertura da Confecom, ministro ressalta avanço do sistema nipo-brasileiro na América Latina e destaca como modelo vai ampliar acesso à informação
Brasília – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, elogiou a iniciativa do presidente da Luiz Inácio Lula da Silva de convocar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), durante a solenidade de abertura do evento, na noite desta segunda-feira, 14 de dezembro. Dirigindo-se ao presidente, Hélio Costa foi taxativo: “Foi seu governo que teve a coragem de convocar esta conferência. Nesta noite celebramos uma grande conquista”.
O ministro falou na abertura da 1ª Confecom, que reuniu mais de 2 mil pessoas, entre delegados, observadores, convidados e jornalistas. O evento será encerrado nesta quinta-feira, 17 de dezembro e é o primeiro evento que reúne representantes de movimentos sociais, entidades empresariais e do poder público. Hélio Costa também destacou a oportunidade em que se realiza a Conferência: “Este é um momento muito especial para as comunicações no Brasil”.
Outro ponto de destaque no discurso do ministro foi o modelo de TV Digital que o Brasil adotou. “A implantação do sistema brasileiro de TV digital traz para toda a população canais de cidadania, educação, cultura, o que é impossível pelo sistema analógico”, disse. “O sistema de TV digital brasileiro contempla ainda uma abertura para a comunidade interagir com a produção de conteúdo, e serve de modelo para todos os países do Mercosul”, enfatizou. Ele destacou que a TV Digital vai permitir a criação de novos canais públicos em cada um dos municípios do Brasil.
Antes de passar a palavra para o presidente da República, o ministro disse que realizar a 1ª Confecom vai discutir as comunicações no Brasil em torno dos três eixos temáticos – “Produção de conteúdo”, “Meios de distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”. Disse ainda que o resultado é motivo de orgulho. “Depois de sete meses de completa dedicação de servidores públicos, sociedade e empresários preparando este evento, estamos aqui para discutir os rumos da comunicação no Brasil”, afirmou.
Assessoria de Imprensa/Confecom/Ascom-Ministério das Comunicações
Comentar este post