A Rádio França Internacional

Paris - A Rádio França Internacional foi criada em 6 de maio de 1931, com o nome de Rádio Colonial. Hoje, com quase 80 anos de existência, ela é o resultado de uma grande evolução tecnológica e jornalística no setor de radiodifusão pública. A sigla RFI, criada em janeiro de 1975, é reconhecida internacionalmente e integra o grupo das principais rádios internacionais que fazem das ondas hertzianas, dos satélites e da internet suportes indispensáveis para a comunicação no mundo.

Alguns dados :

Mais 35 milhões de ouvintes no mundo escutam RFI nas ondas curtas e médias, nas 164 difusoras FM em 74 países e nas 1007 rádios parceiras em 125 países. RFI pode ser sintonizada ainda por cabo ou em 30 satélites que cobrem os cinco continentes. Com uma equipe de 400 jornalistas e uma rede de 600 correspondentes, a produção da RFI oferece 400 horas semanais de programa. Noticiários, comentários, reportagens, garantem a diversidade de formas de tratamento dos acontecimentos que mobilizam o planeta. A linha editorial da RFI privilegia a abordagem dos fatos por todos os ângulos, visando contribuir para uma compreensão mais ampla das questões econômicas, geopolíticas e culturais.

Os programas transmitidos diretamente das redações em Paris, localizadas na Maison de la Radio, são feitos em 13 línguas : inglês, árabe, cambojano, chinês, espanhol, francês, haoussa, persa, português, romeno, russo, turco e vietnamita.

Fora da França, além de rádio parceiras, a RFI possui quatro emissoras afiliadas: Monte Carlos Doualiya, RFI Romênia, Beta RFI e Rádio Europa Lisboa. Para as centenas de rádios parceiras, a RFI é como uma agência internacional de notícias.

Na África lusófona, as transmissões são feitas por ondas curtas e por FMs locais.

Nenhum comentário