Alemanha: Rádio Deutsche Welle caminhando para o fim das ondas curtas

Criada em 1953 a Deutsche Welle é a 5ª maior emissora internacional do mundo. A Deutsche Welle é uma ponte de infor­mação, cultura, mediação e diálogo entre os povos. Comunicação é a sua tarefa. A DW ofe­re­ce seus serviços de informação a to­dos, em especial aos formadores da opi­nião pública que se interessem pe­la Alemanha. Um fato que por muitos anos levou a emissora a ser admirada e prestigiada por todo o mundo.
Em 1958 a Deutsche Welle lança o seu departamento brasileiro e abre escritorio no Brasil mantendo transmissões em ondas curtas exclusivas até 31 de Dezembro de 1999. A partir do ano 2000 as emissões em português são voltada para todo os países de lingua portuguesa na África, América do Sul, Europa e Ásia. A imagem abaixo mostra o boletim informativo da emissora do ano de 2010.
A emissora ficou famosa entre os radio escutas de todo o mundo, presentiou muitos com seus desejados premios, rádios de ondas curtas, ipods entre outros. Porém, quando iniciou - se a crise econômica internacional as coisas começaram a mudar e só um cego não veria o que vem acontecendo desde aquele periodo, muitos ditam que a emissora tenta correr contra uma possivél falência. As emissões começaram a ser resumidas, algums programas desapareceram e o que era voltado para o "mundo" passou apenas a ser voltado para alguns. Mas o pior ainda estava por vir, em 31 de Outubro de 2011 a Deutsche Welle se fecha completamente para o mundo, o diretor geral Erik Bettermann não consegue convencer a grande audiência de que o fim é inevitavél e que ainda gosta mais de rádio que de tv.
Foram encerrados diversos centros emissores, diversos serviços de linguas extrangeiras, uma total falta de respeito com a audiência viciada das ondas curtas da DW.
O serviço em português hoje é voltado exclusivamente para a África e agora não vale mais apena escutar a emissora para obter informações da Alemanha.
Johannes Bak diretor do departamento de português, não consegue convencer ninguem com suas desculpas medilcres sobre as mudanças trasticas na emissora, usou de toda a sua arrogancia para barrar as transmissões em ondas curtas para o mundo e cortar todos os laços afetosos com os ouvintes do Brasil.
A chefe das correspondencias enviou um e-mail para o editor deste blog com o seguinte conteúdo:

Estimado Ouvinte Leonaldo Ferreira:

Vimos-lhe agradecer o envio do seu email e acerca da nossa programação em ondas curtas. O programa da Deutsche Welle em ondas curtas para o Brasil terminou em 1999. As outras emissões em língua portuguesa eram e são feitas para serem transmitidas para África. De momento esta a ser dificil captar a nossa emissão através das ondas curtas para o Brasil. Lamentamos imenso.

Sobre o respeito sobre o nossos ouvintes brasileiros. Nós, ao seja o programa de língua portuguesa da DW, sempre teve não só respeito, como um grande carinho e amizade para os nossos ouvintes. Temos ouvintes brasileiros de longa data. Mas, mais uma vez pedimos-lhe desculpa de que com as nossas novas frequências não nos poder sintonizar.
Desejamos-lhe votos de um FELIZ NATAL e um ANO NOVO muito PRÓSPERO

Atenciosamente

Beatriz Brücken
Programa em Português DW-RÁDIO

Agora vamos caminhar para ver o fim difinitivo da que futuramente falaremos "A antiga Deutsche Welle em Ondas Curtas".

Um comentário:

  1. A DW foi minha emissora de referência desde o início dos anos 80, totalmente anacrônica a afirmação do Diretor geral da Emissora.
    A Radio Internacional da China agradece !

    ResponderExcluir