Rádio Senado deixa ondas curtas

Desde o dia 7 de Fevereiro que a Rádio Senado deixou de emitir em ondas curtas paras as regiões Norte e Nordeste na frequência de 5.990 Khz. Segundo informações obtidas na internet o motivo seria a não renovação de um contrato com a EBC Empresa Brasil de Comunicação responsavél pelas transmissões em ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia que imediatamente com saída da rádio Senado reativou a emissão em 6.185 Khz o que leva dxista a acreditar que eles estão utilizando o transmissor que seria locado a Rádio Senado.

Verdade ou mentira?

A apresentadora Beth Begonha do programa Amazônia Brasileira na Rádio Nacional teria discutido com o diretor da Rádio Senado e dito que eles deveria começar a pensar em adiquirir seus próprios equipamentos.

A Rádio Senado utilizava para transmitir em ondas curtas um transmissor reserva da EBC. Com sua saída a Rádio Nacional da Amazônia aproveitou para repor sua transmissão em 6.185 Khz que estava fora do ar a muito tempo por falta de reparo no transmissor principal da frequência.

Na europa

Dxista capta emissão da Rádio Senado em Ondas Curtas na Alemanha; assista video:



Danilo Nonato dxistas de Ouro Preto - MG envia mensagens para dxistas e pedi movimentação de todos para forçar retorno da Rádio Senado em Ondas Curtas; leia mensagem de Danilo Nonato na íntegra

Caros,

Desde o dia 7 de fevereiro, a Rádio Senado deixou de transmitir sua programação na faixa de 49 metros. O motivo é que não foi renovado um contrato do Senado com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) antiga Radiobrás, que cedia um transmissor de ondas curtas para fazer a emissão. A Rádio Senado transmitia em ondas curtas há 12 anos e ainda não há previsão de seu retorno, que depende de entendimentos entre as direções da casa legislativa e a EBC.

O serviço não pode ser extinto por representar, em muitos casos, a única forma de contato para uma parcela da população rural. Pedidos de intervenção por parte dos senadores para que o problema seja resolvido com urgência pode ser enviado.

Acredito que uma manifestação por carta , e-mail, ou um número grande de telefonemas para o Alô Senado (0800-612211) ou para a Ouvidoria do Senado (http://www.senado.gov.br/senado/ouvidoria) pode ajudar com o retorno da emissora que transmitia em 49 mts.

Ou para todos esses canais de uma vez!

Opinião do blog

É lamentavél vermos um setor tão importante como os das comunicações sofrer com questões de falta de investimento e má administração dos recursos. Pergunto, o quê se passa nas cabeças do responsaveis pelas ondas curtas da Rádio Nacional da Amazonia e da Rádio Senado? Vamos trabalhar com seriedade e verdade, não venham com esta de dizer que faltam recursos, pois o que falta é vontade de trabalhar. Lamento quando escuto a rádios da EBC dizerem que emitem com 250 Kw de potência e não chegam se quer com clareza no territorio nacional. Que vergonha mentir!
O povo brasileiro merece saber a verdade sobre o que acontece com o centro de emissor da EBC em Ondas Curtas.

2 comentários:

  1. Aqui em Palmas, pega bem na 6.185 Khz. Mas, na 11.780 Khz, o sinal é muito fraco e ruim.

    ResponderExcluir
  2. aqui em porangatu goias.estou ouvindo neste momento em 49mts.o sinal esta otimo.parabens ebc por voltar as emissoes nesta frequencia.mas queremos melhoras pois nao estamos satisfeito por completo.quanto a radio senado e uma vergonhaa estaa foraa do ar.kd os recursos que o senado tem?

    ResponderExcluir