Voz da Rússia encerra transmissões em ondas curtas

Aconteceu o que quase nenhum radioescuta acreditava. A Rádio Voz da Rússia, emissora internacional do Governo Russo, encerrou os serviços de transmissão em Ondas Curtas para todo o mundo. 

Não houve cerimônias, não houve despedidas, não houve nenhum comunicado aos ouvintes, nem tão pouco explicações sobre quais os motivos levaram a esta decisão.

No dia 01 de Janeiro de 2014 a Rádio Voz da Rússia não estava mais presente nas ondas curtas, apenas os ruídos atmosféricos ocupavam a frequência de 9.750 Khz utilizada pela emissora para transmitir em português e espanhol diariamente direto de Moscou.

A Voz da Rússia prestou um importante serviço ao mundo através das ondas, mas atualmente vinha se rendendo ao advento da internet e das novas tecnologias. A emissora que iniciou suas transmissões em 1929 com o nome de rádio Moscou, não era mais a mesma, devido as inumeras mudanças ao longo dos anos.

Mas o que teria levado ao governo russo tomar esta decisão? Seria possível que a Rússia não estaria acreditando na eficacia do rádio via ondas curtas?

A única coisa que sabemos é que a Voz da Rússia foi mais uma encerrar os seus serviços, aumentando ainda mais a preocupação dos radioescutas que são apaixonados por esta modalidade de transmissão e que ao longo dos anos vem acompanhando o rápido declinio das ondas curtas.

Leonaldo Ferreira

Nenhum comentário