Estação repetidora de rádio abandonada surpreende dexistas na Paraíba

Antiga estação repetidora da CHESF em Serra da Raiz, PB. Imagem: Leonaldo Ferreira
Uma antiga estação repetidora, utilizada para comunicações via rádio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) está abandonada a cerca de 15 anos. A estação fica localizada na zona rural do município de Serra da Raiz, (PB). Cidade a cerca de 100 Km da capital, João Pessoa.

No último domingo (03) os dexistas Valdenis Silva e Leonaldo Ferreira (Colunista) estiveram visitando o local e ficaram surpresos com toda a estrutura, desde sua grande torre, a prédio e terreno. Instalada a uma altura aproximada de 336 metros, acima do nível do mar, a estação contribuiu grandemente para as comunicações da companhia no final dos anos 90.

Através de levantamentos feitos na internet, apenas se sabe, que a estação de Serra da Raiz (SRZ) teria deixado de fazer parte da rota de radioenlaces de radiocomunicação da companhia e teria sido desativa junto com uma outra em Serra da Gameleira. O tipo de comunicação utilizado através desta torre teria se tornado obsoleta e portanto outras rotas e tecnologias foram implantadas para aprimorar os sistemas da companhia no geoprocessamento de dados.

O Blog no mundo das comunicações manteve contato com um engenheiro da CHESF, especializado em geoprocessamento de dados, com especialização pela Universidade Estadual da Paraíba. Ele falou um pouco sobre o seu estudo sobre a tecnologia utilizada hoje pela companhia que permitem comunicações mais rápidas e diretas através de cabos, como, a Fibra Óptica, entre outras.

Confira abaixo algumas imagens da antiga estação repetidora:










Blog no Mundo das Comunicações

Nenhum comentário