Coreia do Norte reinicia transmissões codificadas para espiões

A isolada Coreia do Norte teria reiniciado suas transmissões codificadas de rádio em ondas curtas, acreditasse que sejam destinadas a espiões. Havia 16 anos que o país não utilizava tão tipo de transmissão codificada.

Na ultima sexta - feira (15) uma das transmissões foi gravada e apresentada pela TV KBS World, da Coreia do Sul, onde era levado ao ar uma lição de matemática para possíveis estudantes a distância. O serviço de inteligência de Seul, acredita que seja um disfarce para passar a mensagem para supostos espiões, através da Rádio Voz da Coreia.

Espionagem

As estações de rádio espiãs, também conhecidas como estações de números, transmitem sequencias de números aparentemente aleatórios através dos sinais de ondas curtas para seus agentes em algum lugar do mundo.

A técnica, um método de enviar mensagens secretas de sentido único, remonta à resistência francesa na Segunda Guerra Mundial e ainda está em uso por alguns governos hoje.

A Coreia do Sul congestiona a maioria das frequências de rádio norte-coreana, porém as transmissões que saem de Pyongyang em de ondas curtas podem ser captadas muito além da península coreana, e são difíceis de serem bloqueadas.

O agente que recebe a mensagem, armado com um rádio e uma caneta, usa algum objeto de uso pessoal com letras correspondentes nele para decifrar a mensagem secreta.

Não ficou claro se os sinais foram feitos para enganar ou entregar instruções genuínas.

Leonaldo Ferreira com Reuters

Nenhum comentário