Conheça aqui a história da Rádio Senado Ondas Curtas e como sintonizar

A Rádio Senado começou a operar em Ondas Curtas com o objetivo de ampliar o acesso da população à informação sobre os trabalhos legislativos.

A transmissão foi iniciada em maio de 2001. No primeiro ano, a Rádio Senado OC limitou-se a retransmitir integralmente a programação da Rádio Senado FM. Em fevereiro de 2002, uma programação diferenciada começou a ser oferecida em horário restrito, das 7h às 8h da manhã, com um programa de variedades. O horário foi ampliado, pouco a pouco, passando a três horas diárias no final de 2002.

Com a criação de um núcleo de produção específico, a grade de programação da Rádio Senado Ondas Curtas foi reestruturada em maio de 2003, quando a emissora passou a ocupar, com programas dirigidos especificamente ao público-alvo, todos os horários não cobertos pela transmissão das Sessões Plenárias e das reuniões das Comissões.


A programação da Rádio Senado Ondas Curtas é especialmente dirigida para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, além do estado de Mato Grosso e do norte de Goiás. A linguagem é diferenciada, num formato didático e popular, com o objetivo de uma comunicação mais eficaz com o público alvo. A meta é mostrar ao ouvinte como as decisões tomadas no Senado podem influenciar o seu dia-a-dia. As reuniões de comissões e as Sessões Plenárias são transmitidas ao vivo e na íntegra, simultaneamente com a Rádio Senado FM.



Como sintonizar?

Via receptor de rádio FM

Brasília: 91,7 MHz

Natal: 106,9 MHz

Cuiabá (em caráter experimental): 102,5 MHz

Via Ondas Curtas

Para recepção, basta um receptor de rádio que possua faixa para ondas curtas em 49 metros.

Freqüência de 5990 KHz, na faixa de 49 metros.

Transmitindo para as regiões Norte e Nordeste.

Via Internet

A Rádio Senado utiliza o REAL PLAYER ou o WINDOWS MEDIA PLAYER para acesso ao áudio "ao vivo". A qualidade do áudio depende essencialmente da velocidade da conexão com a Internet. A Rádio Senado "ao vivo" poderá ser reproduzida por qualquer emissora conveniada através do serviço de RadioAgência.

Em caso de dúvida, você pode entrar em contato pelo e-mail radio@senado.gov.br

Via Antena Parabólica comum

Deve ser utilizada a mesma antena para recepção analógica de TVs abertas.

O sinal de áudio da Rádio Senado é transmitido junto com o sinal de áudio da TV Senado.

Para sintonizar a TV Senado, aponte a antena para o satélite Brasilsat B1 e ajuste o receptor com os seguintes parâmetros:

freqüência - 4.130 MHz; polarização: horizontal; transponder - 11 A2

Ou, ainda, sintonize a partir de outro canal já ajustado. O canal da TV SENADO fica após o canal da TV GAZETA (4110 MHz). Ajuste a sintonia para receber o próximo canal, que será o da TV SENADO.

Após sintonizar a TV SENADO, desloque somente a sintonia do áudio para a direita para sintonizar o áudio da Rádio Senado (no receptor digital o display mostrará o número 6.20). Assim o televisor ficará com a imagem da TV Senado e o áudio da Rádio Senado.

Relação de Emissoras de TV Analógicas Abertas no Satélite B

Nenhum comentário