Rádio Havana Cuba: Uma voz de amizade percorre o mundo
Radio Havana Cuba nasceu no começo de 1961 como emissora radiofônica experimental de ondas curtas. Seu papel na época foi levar ao mundo a informação verdadeira e oportuna sobre a invasão de Playa Giron, na Baia dos Porcos, acontecida em abril desse ano. A ação foi perpetrada por mercenários treinados pelos Estados Unidos, sendo retaliada em menos de 72 horas pelo povo cubano.Ante o silencio das agencias internacionais de noticias em torno da agressão, em 16 de abril de 1961 - ao falar no funeral das vitimas dos bombardeios contra vários aeroportos cubanos - o líder Fidel Castro disse: "Por acaso acreditam que vão poder oculta-lo ao mundo? ... Não... Cuba já tem uma emissora radiofônica que esta transmitindo para toda a América Latina, e isto esta sendo escutado por inúmeros irmãos da América Latina e do resto do mundo". Essa foi a carta de apresentação de Radio Havana Cuba.
Em Primeiro de Maio de 1961 foi inaugurada oficialmente a primeira emissora radiofônica oficial cubana de ondas curtas: Radio Havana Cuba.
Esta emissora surgiu como alternativa ante as agencias de noticias e emissoras internacionais, que trataram de deturpar o processo revolucionário iniciado na Ilha. Desde sua fundação, constituiu uma voz autenticamente cubana, dedicada a divulgar a realidade social, econômica e política deste pais.
Ao longo de seus mais de 35 anos de existência, RHC cresceu, e hoje sua voz chega a todo o continente americano, Europa, Oriente Médio, e mais longe ainda. Sua linguagem também se universalizou. Das duas horas de transmissão inicial em espanhol e inglês, atualmente transmite 30 horas diárias nesses dois idiomas, também em francês português, creole, árabe, guarani e quetchua, alem de duas horas e meia semanais - aos domingos - em esperanto.
Em sua programação, RHC aborda temas variados do acontecer cubano e internacional. Houve momentos importantes, como o conflito nas ilhas Malvinas, as agressões norte americanas contra a Republica Dominicana, Granada e Panamá, e a campanha internacional pela liberdade do líder sul africano Nelson Mandela. RHC ofereceu um ponto de vista alternativo sobre a Guerra do Golfo, e foi gratificada com a atenção de milhares de radioescutas no mundo.
Neste momento representa uma fonte de informação ideal para conhecer o processo de reformas econômicas e o acontecer dinâmico político e social na Ilha, na voz dos próprios protagonistas das noticias: altos dirigentes do pais, investidores estrangeiros, cooperativistas, operários, camponeses e trabalhadores por conta própria, alem de outros segmentos da população.
Video de uma escuta da emissão em português da Rádio Havana Cuba entre 22:00 e 22:30 UTC na frequência de 15230 Khz na banda dos 19 metros.
Comentar este post