DX em FM: Dxista paraibano consegue ouvir emissora da Colômbia

O Dxista Valdenis Silva de Duas Estradas - Pb, tem uma sorte tremenda.

Na noite de 22 de Outubro o rapaz vasculhava as faixas de FM quando se deparou com um fenômeno um tanto inusitado, acho que posso definir como "Propagação Transequatoria".

Este tipo de propagação ocorre especialmente nas frequências mais baixas da banda de VHF, no caso dos amadores nos 50 MHz. Permite comunicações a distancias muito grandes, que poderão chegar a 10.000 Km ou até mais.

Este tipo de propagação é provocada por anomalias na camada F sobre a zona do equador magnético e permite uma reflexão dupla sem que a onda de rádio venha reflectir-se na Terra. Para fazer comunicações através deste tipo de propagação é necessário que ambas as estações estejam numa posição em que o ângulo de incidência no ponto de reflexão seja ideal, e normalmente as condições são só possíveis quando a direcção da radiação atinge perpendicularmente a zona de reflexão, ou seja N-S ou S-N e que ambas as estações estejam à mesma distancia do equador geomagnético.

O Valdenis havia escutado a Olímpica FM transmitindo em 94, 3 MHz. A escuta aconteceu por volta das 21:55 no horário de Brasilia e chamou a atenção do dxista.

Sabemos que existem muitos relatos de dxistas sobre este tipo de escuta, eu por exemplo já ouvi uma certa vez em um celular aqui na Paraíba uma emissora em FM por volta do meio dia, isso foi no ano de 2010. Infelizmente como foi algo que me pegou de surpresa não consegui registrar. Valdenis que já está cansado de se surpreender com estas coisas. Por este motivo desta vez ele estava com o gravador na mão e fez varias horas de escutas de Fm enquanto a propagação abria e fechava. As vezes o sinal era tão forte que cobria emissoras locais.

Sobre a Localização do Dxista:

Valdenis Silva mora em Duas Estradas, uma pequena cidade do interior da Paraíba que fica um pouco mais 70 Km do litoral (Linha reta) e que fica em uma área de transição entre o Litoral, Agreste e Borbore, sendo chamada de Microregião do Brejo.



Trecho da escuta da Olimpia FM Estereo 94,3 Mhz - Colômbia.

Nenhum comentário