Exclusivo: UVB-76 da Rússia é ouvida em Lagoa de Dentro - PB
Após ouvir muitas histórias sobre uma tal emissora que transmitia desde 1982 um som e que ninguém até hoje soubesse qual o seu objetivo, resolvi entra na busca e tentar escutar a emissora que já foi considerada "fantasma" e que muitos ainda a chamam de "the buzzer". Estou falando sobre a UVB-76 Ela foi descoberta em 1982. Quem sabe há quanto tempo ela faz isso? O som é vibrante, dura 0,8 segundo, passando por 1-1, 3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto.
Em uma longa pesquisa que já vem durando semanas, descobri coisas muito interessantes. A emissora fica em uma aréa militar proxímo a Moscou e só transmitiu vozes unas três vezes ao longo de sua existência. Alguns radio escutas haviam dito que a emissora já estava fora do ar, porém, passei noites em claro tentando sintonizar a transmissão que dar arrepios ao ser escuta a primeira vez.
Dizem quem Nem mesmo o governo russo sabe do porque da emissora existir. Há, inclusive, outras duas chamadas E11 e E25. Há teorias de que sua função é monitorar algo, na atmosfera ou em outro lugar. Sua origem pode ter derivado da Guerra Fria. Algumas dessas mensagens de voz indicam diversas coordenadas que caem em lugares como Iraque, Irã, ilhas e pontos no oceano – onde testes poderiam ter acontecido. Às vezes pareciam abafadas por alguma coisa, talvez uma mascara. Códigos Morse podem ser ouvidos também.
Então, na noite de 06 de novembro de 2011 parece que o mar estava para peixe, revoltado com a situação de não conseguir escutar a UVB-76 já estava desesperado quando um som estranho começou a chegar no meu receptor San Gean ATS 606 A. foi inclivél fique adminirado escutei por mais de uma hora até ter a certeza que estava ouvindo a emissora mistériosa. Captei a UVB - 76 com simpo 15211 na frequência de 4.625 Khz por voltas das 01:05 UTC utilizando uma antena L para faixa dos 11 metros. Ainda não desistir de tentar ouvir um sinal com mais qualidade que esta e novas histórias sobre a minha insistência vem aí.

Realmente é ela, tenho 15 anos e sou fascinado por ela
ResponderExcluirParabéns pela escuta. Estou tentando há um ano escutar a UVB-76 e ainda não consegui. Tenho vários receptores, mas todos com antena telescópica. Será que é possível ouvir com essas antenas? Abraços!
ResponderExcluirÉzio
http://radiodxescuta.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/radioescuta
Ézio essa é uma escuta antiga, recentemente consegui ouvir a UVB 76 no interior da Paraíba com excelente sinal por volta da 00:00 UTC e fiquei emocionado pois a captação foi com o meu rádio San Gean utilizando apenas a antena telescópica.
ResponderExcluirMas, SR. leonaldo, será que alguem não poderá simplesmente construir atraves de conhecimentos de eletronica, é muito facil construir um transmissor ate mesmo bem potente, e simplesmente começar a emitir na mesma frequencia dessa emissora, e com isso , fazer brincadeiras, e quem sintonizar, vai achar que é a Russa, sendo que muitas vezes, é pura brincadeira, já pensou a respeito?
ExcluirLeonaldo, acho que finalmente consegui! Ficaria muito grato se você desse uma olhada no vídeo que gravei. Abraços e obrigado!
ResponderExcluirhttp://m.youtube.com/watch?v=FAj1j3PKc9Y
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLeonaldo, obrigado pelo comentário no blog e por ter assistido ao vídeo! Abraços!
ResponderExcluirisso é uma radio d dubstep só vcs nao perceberam isso
ResponderExcluir30 anos de sua descoberta e ainda fascina pelo seu mistério!
ResponderExcluirmuito bom meus cinceros parabens
ResponderExcluirPuxa, que legal!!! *-* Parabéns pela escuta!!! =)
ResponderExcluirEu estava fazendo uma pesquisa sobre a UVB-76 esses dias na internet e descobri coisas muito interessantes sobre essa rádio!!! Uma delas foi uma reportagem que o jormal "Russia Today" fez sobre ela. A equipe do jornal conseguiu ir até a base dela em Povarovo e realmente... A base está toda abandonada, toda destruída e cheia de entulhos jogados por todo lugar. Uma coisa interessante que encontraram na base foi um antigo caderno de registros. E o último registro data de Maio de 2009. Então um dos repórteres conseguiu entrevistar um senhor que mora num vilarejo próximo e que já trabalhou naquela base.
ResponderExcluirEste senhor disse o seguinte: "Esta era uma das melhores bases do país, mas há dois anos atrás, nós recebemos um mandato de fechamento do local por causa do alto consumo de energia. Entretanto, existe uma base 'similar'. Ela ainda opera."
Realmente, isso faz sentido, pois se você jogar "POVAROVO" no Google Earth, e conseguir visualizar a "suposta" base da UVB-76, você verá que naquela região não existe apenas uma base... mas sim, TRÊS!!! E elas estão interligadas por aquelas ruas de terra. Ou seja, uma daquelas bases continua transmitindo o sinal.
Uma coisa muito curiosa, é que a equipe do Google Earth conseguiu tirar fotografias de apenas DUAS das estações. A TERCEIRA - que é extremamente parecida com a base principal da UVB-76, não tem fotografia nenhuma, se você começa a dar zoom. O que se dá a entender que ninguém ainda foi lá fazer uma investigação. Ou seja, pode ser que o sinal esteja realmente sendo transmitido de lá.
A reportagem completa, você confere nesse link:
http://www.youtube.com/watch?v=bqkE25mS0ZM
OBS: A reportagem está em INGLÊS.
Triangularam e n vem de la.
ResponderExcluir